segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SÉRIES INICIAIS: UM PROCESSO DE CONTINUIDADE, NÃO DE RUPTURA

A professora Maria Lúcia Pickering do 1º ano da Escola Básica Elias Adaime, apresentou o projeto "Transição da Educação Infantil para Séries Iniciais: um processo de continuidade, não de ruptura" no I Colóquio da Rede Municipal de Ensino - Relatos de Vivências Pedagógicas.
Nesse projeto a professora aborda as angústias de tantos educadores e alunos na transição da creche para as escolas do ensino fundamental e propõe alternativas para tornar esse momento algo especial, prazeroso e empolgante; reforçando a necessidade de manter um espaço acolhedor, rotinas de sala de aula, atividades lúdicas, resgate de momentos próprios da educação infantil e principalmente, a presença da família na escola.





Na segunda reunião de pais do 1º ano, Maria Lúcia aproveitou para reafirmar a importância da presença da família na educação da criança, do cuidado e zelo com os materiais pessoais e apresentou as fases da escrita pela qual os alunos desta série vem passando.
Os pais puderam conhecer e aprender a identificar o nível de escrita do seu filho, podendo dessa forma, auxiliar nas tarefas de casa e contribuir no seu aprendizado, valorizando a produção da criança com tranquilidade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário