No início de 2011, as escolas da Rede Municipal de Educação foram reorganizadas com relação em sua estrutura didático-pedagógica em seus polos. Esta nova organização prevê a integração entre escolas com realidades, necessidades e potencialidades diferentes. Em homenagem ao ano Internacional das Florestas, estes polos receberam nomes de árvores. O polo Jequitibá, composto por escolas dos bairros Cidade Nova (C. E. Cacildo Romagnoni, C. E. Pedro Rizzi, E. B. Elias Adaime, NEC Emílio Gazaniga JR), Canhanduba (E. B. Pe. José de Anchieta) e Brilhante (E. B. Profº. Martinho Gervási), traz como principais características aquelas que fazem da árvore símbolo um “gigante das florestas”: raízes sólidas construídas no coletivo, resistência às adversidades, sem no entanto perder a delicadeza nas ações e relações com seus semelhantes.
Apesar das diferenças geográficas e históricas das comunidades onde estão inseridas as escolas, alguns aspectos são comuns à todas. Entre estes aspectos, o grupo destaca a ausência de identidade das comunidades o que permite que sejam mais conhecidas por seus aspetos negativos do que pelos positivos.
Na tentativa de iniciar um processo de mudança desta forma de se ver, valorizar o espaço em que vivem e se reconhecerem importantes para o município de Itajaí, este trabalho procura identificar as potencialidades e necessidades das comunidades em questão.
Neste contexto, as escolas desempenham importante papel, uma vez que recebem todas as crianças e adolescentes, onde se reúnem todas as religiões, raças, crenças e valores. É a escola um dos poucos lugares em que se pode experimentar a vida em uma sociedade ideal, uma sociedade de iguais.