A Escola Básica Padre José de Anchieta participou com dois belos projetos na MIC 2012. O minhocário com a professora Rose e as turmas do Jardim e Pré e o Projeto Energia Elétrica no Brasil com a Professora Katiane e a turma da 8ª série. A proposta foi implantar ideias de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento.
A proposta de estudar as fontes geradoras de energia elétrica no Brasil partiu da instrutora de informática com a implantação da proposta de estudar o uso da Tecnologia no dia-a-dia. A energia elétrica foi a escolhida para iniciar o nosso estudo pois ela é essencial para a sociedade. Imagine ficarmos um mês sem energia elétrica no planeta. Com certeza seria instaurado um caos.
Os alunos realizaram diversas pesquisas referente as formas de geração de energia elétrica e constatamos que no bairro Canhanduba há um potencial de energia elétrica sendo queimado diariamente. Os gases produzidos no aterro sanitário devido a decomposição do lixo, que são queimados e liberados na atmosfera em forma de gás carbônico poderiam ser usados para alimentar motos geradores e produzir energia elétrica para cerca de 3000 residências. Em 2021 esse potencial de produção de energia elétrica aumentaria e seria possível abastecer 6000 residências.
Esse projeto apresentou um grande retorno de aprendizado para os nossos alunos e demonstrou que a educação é uma grande aliada para conscientização das pessoas para aliar sustentabilidade e desenvolvimento.
Confira um resumo das atividades desenvolvidas no projeto.
Para demonstrar a forma como é gerada a energia elétrica montamos uma maquete de uma usina hidrelétrica com a ajuda da professora Ieda. Confira as fotos da exposição na MIC.
Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos nos projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário